terça-feira, 9 de novembro de 2010

PROCESSOS DE DESIGN

Há 2 meses iniciamos o projeto de reposicionamento e desenvolvimento do novo On Air de um dos principais canais Globosat. Para isso, a equipe de criação/arte da Globosat explorou e expandiu o briefing de maneira sistemática dentro de uma metodologia de pesquisa de design.
 
No processo de pesquisa, o time de designers fez um grande levantamento de referências visuais em publicações e sites dirigidos ao publico pretendido, observando marcas, produtos e serviços.

As imagens foram então filtradas, descartando todo material de referência não adequadas ao novo discurso do canal. Elas foram dispostas ao redor dos pilares de programação representados em três painéis semânticos - três amplos mindmaps, organizados seguindo a lógica de associação e intuição dos designers. 

Para essa seleção de imagens foi essencial usarmos como guia (ou drivers)  palavras listadas a partir dos inputs e dados de pesquisas quantitativas e qualitativas as quais refletem percepções muito particulares da audiência em relação à programação e a imagem do canal.

O passo seguinte foi personificar em grupos os perfis da audiência. Num processo de brainstorm (auxiliado pelas informações de pesquisa) surgiram então Carois, Gabrielas, Fernandas, Thaises e Marlenes, personas que sintetizam com detalhes o espectro de mulheres de 25 a 49 anos, ativas, solteiras ou casadas e em sua maioria com filhos. Mulheres reais, simples, descontraidas, bem humoradas e sexy. 

Essa personificação ou "temas de design", foram os pontos de partida para a equipe de criação representar universos femininos condizentes com as expectativas e anseios da audiência.

Numa segunda etapa, ainda não satisfeitos com o primeiro resultado gerado, os designers partiram para registros etnográficos de mulheres reais. Amigas, esposas, namoradas, irmãs foram sendo associadas aos grupos de Carois, Gabrielas, Thaises, etc. 

Fotos feitas por elas mesmas em situações reais e descontraídas, retiradas de seus sites de relacionamento, serviram de inspiração para as primeiras captações teste, realizadas com câmera 5D e 550D Cannon.

Com todas essas informações em mãos, o grupo de criativos passou agora para etapa de desenvolvimento dos novos lay-outs, estudos gráficos e roteiros para o novo On Air do canal GNT ...

O resultado poderá ser conferido em 2011!








3 comentários:

  1. Olá,

    Sou André, do blog Televisual e descobri por acaso seu blog, quando estava fazendo uma pesquisa sobre material para o GNT e percebi que você está envolvida no processo de produção no novo pacote gráfico para o ano de 2011.

    Adoraria contar com sua ajuda para a produção de um post bacana sobre o projeto para o Televisual. O que você acha?

    Aguardo seu retorno. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito da nova cara gráfica do GNT e gostaria de dar os parabéns a equipe. Escrevo para perguntar o nove da fonte de apoio utilizada para compor as chamadas das vinhetas. Se possível também que é o autor da tipografia.

    Obrigado, Sandro Fetter

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandro,

    A fonte utilizada é a BREE da Typetogether.
    Obrigado pelo comentário.

    Criação de Arte

    ResponderExcluir