sexta-feira, 1 de abril de 2011

GNT 2011 // NOVO ON AIR

Como resultado de uma extensa pesquisa qualitativa realizada com mulheres brasileiras da classe AB , de 25 a 49 anos, o canal GNT adotou uma nova grade de programação. Temas como decoração, maternidade e relacionamento se juntam a outros  já reconhecidos pela audiência , como gastronomia, moda, bem estar e atualidades.


Nosso time criativo recebeu como desafio reposicionar uma marca que adquiriu um imenso prestígio e valor ao longo dos anos, desde a criação do canal em 1991. Em contraste com o on-air look clean e elegante desenvolvido em 2008, a nova identidade visual do GNT deveria ser desenvolvida de maneira a se aproximar ainda mais do perfil da mulher contemporânea brasileira. 

Isso significa se tornar próximo de uma audiência muito bem descrita como uma “mulherAB-de-30-anos-profissional-contemporânera-e-mãe” e que apesar de gostar bastante da antiga identidade visual, não se via refletida por aquelas mulheres perfeitas e idealizadas. O rebrand do canal deveria portanto considerar essa nova atitude e a perspectiva de uma mulher preocupada com sua relação com o marido/namorado, maternidade, carreira, estética, moda e um estilo de vida saudável.

Os elementos de design (cores, texturas, formas, ritmo, contraste, tom) e todos os conceitos envolvidos nobranding foram o resultado de um sistemático processo de design e pesquisa. Essa pesquisa visual foi baseada em cinco personas construídas a partir de inputs tirados da pesquisa inicial de audiência, considerando diferentes perfis dentro do target do canal.



A marca foi redesenhada, perdendo seu aro de “lua” para ganhar mais força e se integrar ainda mais às cenas de maneira a ter mais personalidade, solucionando também um problema de legibilidade que a logo tinha em aplicações reduzidas.

Fundos coloridos, desfoques, partículas e reflexos foram sobrepostos sobre imagens de situações reais gravadas com pessoas comuns. Essas imagens foram registradas usando câmeras DSLR,  o que guiou o novo on-air para uma estética muito mais real, sexy, divertida, natural e despretensiosa. O humor foi dado por meio da edição e pelo audio construído com ruídos e vocais femininos melódicos. As animações fundiram a logo “dentro” dos gestos e movimentos das imagens gravadas, conferindo-lhe movimentos “vivos” e engraçados como pulinhos, piruetas e sacudidas.



O tempo total do projeto foram seis meses e a equipe foi composta por um gerente de criação, um coordenador, quatro designers/animadores, um pesquisador em design, dois produtores e um sound designer.




PROCESSO

>>> Ficha Técnica
Ano: 2011
Canal: GNT
Visual:
Gerente de Criação: Manuel Falcão
Coordenador de Criação: Ricardo Moyano
Direção de Imagens: Ricardo Moyano e Vitor Peixoto
Designers: Rodrigo Leme, Leon Vilhena, Daniel Tumati, Luke Bosshard, Marcio Leite e Celina Arslanian
Produção: Larissa Bello e Vanessa Barbosa
Aprovação: Letícia Muhana (Direção/GNT) e Daniela Mignani (Gerente de Marketing/GNT)
Som:
Jonas Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário